Momento Nostalgia - Crash Bandicoot 3: Warped

Quem já teve um PlayStation sem dúvida lembra de títulos como Dino Crisis, Metal Gear Solid, Chrono Cross, Tomb Raider e Crash Bandicoot. A série Crash Bandicoot, da Naughty Dog, era uma das mais queridas do primeiro console da Sony. Era protagonizada pelo divertido Crash, um cachorro-do-mato (sim, Crash não é uma raposa como todos pensam) que luta contra o maligno Neo Cortex.

Crash ao lado de sua irmã Coco, a tigresa Pura e o dinossauro Baby T

O terceiro jogo da franquia, Crash Bandicoot 3: Warped, é considerado por muitos o melhor pelas várias novidades em relação as versões anteriores. Nele, além de Crash, em determinados níveis sua irmã, Coco Bandicoot, se torna jogável. Existem quatro tipos de níveis que são jogados dos com ela, em um deles Coco deve atravessar o nível montada em uma filhote de tigre chamada Pura, a qual corre sozinha, e nós apenas a movemos para os lados tentando desviar dos obstáculos.

No outro tipo de nivel onde Coco é jogável a controlamos em cima de um jet-ski, desviando dos obstaculos para chegar até o final. Outro nível onde controlamos Coco é a batalha contra o chefe N. Gin. No ultimo tipo de nível em que jogamos com Coco, ela controla um avião, tendo que derrotar os aviões inimigos. Esse nível também pode ser jogado por Crash.

Coco em seu jet-ski

A jogabilidade com Crash também trouxe novidades, ele ganhou uma motocicleta, que é usada em níveis em estilo de corrida, também ganhou um nova animal de montaria, um pequeno dinossauro chamado Baby T, que aparece nas fases de perseguição, onde Crash foge de um gigante dinossauro, mas Baby T só pode ser usado entre as perseguições, e não durante elas.

Outra novidade são os níveis em baixo da água, onde Crash usa uma roupa de mergulhador para se aventurar dentro d'água, podendo usar um tipo de veículo para se locomover mais rápido. E o ultima novidade é o nível onde Crash, assim como Coco, controla um avião.

Em relação a história do jogo, depois da estação de N. Cortex ter sido destruida por Crash, um dos pedaços cai na terra em cima de um monumento antigo, e libera o espirito maligno de Uka-Uka, o irmão de Aku-Aku, a entidade que ajuda Crash desde o primeiro jogo da série.

Uka-Uka briga com Neo Cortex por ter deixado os cristais e os diamantes se perderem no contínuo espaço-tempo, mas com a ajuda de Dr. Nefarius Tropy, criador do Tornado Temporal (o local onde se selecionam os mundos do jogo) e mestre do tempo, Uka-Uka pretende regatar os cristais para dominar o mundo. A tarefa de Crash e Coco é achar os cristais 25 cristais para que Cortex e Uka-Uka não consigam colocar seu plano em prática.

O Tornado Temporal é o lugar onde Crash viajará pelo contínuo espaço tempo para resgatar os cristais, e ele se divide em diferentes tempos, são eles a Idade Média, a era pré-histórica, a Arábia do século XIV, a China do século XVII, o Antigo Egito e o futuro.



No total existem seis mundos (incluindo o mundo secreto desbloqueado depois da conclusão do quinto mundo), e cada um deles tem seis nível, incluindo os chefes. Todos os níveis, a não ser as batalhas contra os chefes, tem um cristal para ser coletado obrigatoriamente, além de mais dois tipos de diamantes e uma relíquia que são opcionais.

Capa do primeiro jogo da franquia, Crash Bandicoot

Capa do segundo jogo da série, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back

Capa do terceiro e melhor jogo da série, Crash Bandicoot 3: Warped

Crash Bandicoot 3: Warped foi o ultimo jogo do estilo de plataforma da série a ser lançado para PlayStation, e considerado por muitos o melhor jogo da franquia até hoje, isso porque os jogos da série foram perdendo a qualidade depois que a Naughhty Dog vendeu os direitos da franquia.

Nos jogos seguintes ao terceiro jogo da série, a essência do jogo foi perdida, principalmente em Crash of the Titans e em Crash Mind Over Mutants, onde toda a base do jogo foi esquecida, e uma nova formula foi colocada em prática, uma fórmula que por sinal nem se compara a ideia inicial do jogo.

Existem rumores sobre o futuro da série, tais como que em qualquer momento de 2012 um novo jogo de Crash será anunciado, sendo produzido por uma nova desenvolvedora, ou também outro rumor aponta que um dos três projetos misteriosos da Vicarious Visions seja um novo jogo da franquia. Mas são apenas rumores, por enquanto a Activision não se pronunciou sobre o assunto.

Enquanto o futuro da série é incerto, podemos olhar para o passado e lembrar de grandes jogos, assim como Crash Bandicoot 3: Warped, que encantou a geração do primeiro PlayStation, e sem dúvida, vale a pena ser relembrado.

Comentários

Leia antes de comentar:

Os comentários deste blog são todos moderados;
Escreva apenas o que for referente ao tema;
Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
Faça comentários relevantes;
Obrigado por sua visita e volte sempre.