GameCube Faz 10 Anos de Vida

Depois das comemorações ao aniversário do Xbox é a vez do GameCube comemorar seus 10 anos de vida, e o Total Dark Games não poderia deixar de homenagear o console.

Na E3 de 1999 a Nintendo revelava ao mundo que o Nintendo 64 ganharia um sucessor, até momento identificado como "Dolphin", mas ainda sem mostrar o console. A sua primeira aparição foi em 2000 na feira Nintendo Space World, onde foi divulgado seu nome oficial, GameCube, além do anuncio de alguns de seus jogos e acessórios.

O sucessor do Nintendo 64 foi lançado dia 18 de novembro nos Estados Unidos, mais de um anos depois do PlayStation 2 e apenas três dias depois do Xbox. A evolução em relação a seu antecessor era aparente, melhores gráficos, mídia em mini-CD, e não nos precários cartuchos. Mas foi exatamente o fato do GameCube ter adotado a mídia de mini-CD, e não um DVD comum, que foi a principal falha do console. A mídia diferenciada evitava a pirataria, mas estranhava os jogadores, e tinha uma capacidade muito menor, apenas 1,5 GB.

O GameCube chegou as lojas em três cores: preto, azul e prata, e os principais jogos de seu lançamento foram Luigi's Mansion , Wave Race: Blue Storm e Super Monkey Ball.

A popularidade do console começou a aumentar mesmo somente depois do lançamento de Pikimin, um jogo de estratégia, onde um astronauta deve determinar o comando de simpáticos alienígenas para conseguir coletar todas as peças necessárias para concertar seu foguete que se enconta quebrado, e de Super Smash Bros. Melee, o jogo mais vendido do console, onde personagens da Nintendo batalham entre si em lutas cheias de ação.

Franquias se destacavam no GameCube, seriam elas Metroid, The Legend of Zelda, Resident Evil e Mario, além de outros jogos que conquistaram a adoração dos donos do console, como Baten Kaitos, Metal Gear Solid: The Twin Snakes, Eternal Darkness entre outros jogos.

Na era do Nintendo GameCube a guerra entre Nintendo e Sega tinha definitivamente acabado, vendo que a ex-rival da "Big N" acabou se tornando uma das principais parceiras na produção de jogos para o GameCube.

Nos EUA o GameCube vendeu um total de 13 milhões de unidades, se tornando o console menos vendido da geração, mas na Europa, no Japão e no Brasil ele conseguiu conquistar o lugar de 2ª console mais vendido, atrás apenas do PlayStation 2. Mundialmente, segundo números da Nintendo, o GameCube vendeu um total de 21, 74 milhões de unidades.

O GameCube foi o console que inicial a busca pela inovação por parte da Nintendo. Prova disso é a possibilidade de se jogar com um Game Boy Advance como controle usando um cabo especial, também poder se jogar jogos de Game Boy no console além do DK Bongo, o periférico que era usada para se jogar os jogos da série Donkey Konga, seguindo o ritmo e batendo no bongô de plástico como se fosse de verdade.

Segundo a própria Nintendo, o Nintendo Wii é apenas um GameCube melhorado, uma evolução muito bem sucedida de um grande console da empresa. Então, parabéns GameCube!

Comentários

Leia antes de comentar:

Os comentários deste blog são todos moderados;
Escreva apenas o que for referente ao tema;
Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
Faça comentários relevantes;
Obrigado por sua visita e volte sempre.