
Duke Nukem Forever é um dos jogos que levou mais tempo para ficar pronto desde seu anúncio, simplesmente quase treze anos. Mas ele não ficou sendo desenvolvido durante tudo esse tempo, existiram outros fatores que fizeram com que Duke Nukem Forever atrasasse tanto, como a falência da empresa que tinha os direitos autorais do jogo e a luta na justiça pelos direitos.
Prós
Um jogo com o peso de Duke Nukem sem dúvida é aquele tipo de jogo que tem milhares de pontos positivo e pouquíssimos negativos, não é? Não exatamente... Os pontos positivos existem sim, claro, mas os pontos negativos também, e são vários.
Um ponto positivo o jogo são os vários mini games espalhados pelo jogo também são outro ponto positivo, pois distraem o jogador do jogo principal, deixando menos cansativo. Mini games como pinball, basquete, um carrinho de controle remoto, entre outros então disponíveis durante o jogo, as vezes auxiliando durante o jogo principal.
Uma coisa não pode faltar em nenhum jogo da saga de Duke Nukem, a comédia! O jogo, como outros de Duke, é muito engraçado. Em várias partes do jogo você vai se deparar com uma piadinha tola, apenas para descontrair, ou algum exagero cômico, o importante é saber que o jogo é muito engraçado.
Em relação a jogabilidade ela é demasiado simples, as únicas coisa que são necessárias saber é que o botão esquerdo do mouse atira, o direito ativa um “zoom” (apenas em armas específicas), o botão shift ativa o modo de corrida, a barra de espaço pula, basicamente isso. Mais tarde com a adição de novos itens, como jetpack, entre outros, alguns comandos a mais são adicionados, mas nada muito significativo. A simplicidade nos controles é algo bom, pois não confunde o jogador.
Algo que pode ser considerado definitivamente um ponto positivo no jogo são as dublagens e os efeitos sonoros, tudo muito caprichado, dublagens bem feitas e sons realistas, e não existe nada melhor do que escutar a voz do fanfarão Duke Nukem debochando de seus inimigos e então os destruindo sem dó nem piedade.
Contras
Após ser aguardado durante muitos anos por todos os fãs do fanfarão o jogo finalmente chega! E o que acontece? Ele decepciona... Todos esperavam ver um jogo incrível, assim como Duke Nukem 3D, simples, mas extraordinário. O ruim é que não foi bem isso que aconteceu.
Os gráficos do jogo decepcionam, depois de tanto tempo em desenvolvimento o jogo apresenta gráficos de um jogo de anos atrás, como se o desenvolvimento do título tivesse parado desde o final da 6ª geração, e apenas agora o jogo tivesse sido lançado. Um exemplo disse seriam as pessoas que aparecem no decorrer do jogo. São mal acabadas, sem vida. Outra coisa seriam algumas texturas, que em algumas situações poderiam ter sido mais suavizados. Simplesmente o jogo com o peso de Duke Nukem poderia ter sido melhor acabado para fazer jus ao nome.
Outro ponto negativo do jogo é a grande quantidade de tempo que você fica ali, sem fazer nada, sem matar ninguém, apenas andando e procurando o que fazer, nem parece um jogo do Duke Nukem. A ação apenas começa a acontecer depois de se sair do hotel em que nos encontramos no começo do jogo, mas do mesmo jeito a ação não é tão grande quanto o esperado.
Uma coisa que deve-se confessar é que o jogo é engraçado. Na verdade até um pouco engraçado demais... Existem momentos onde a parte cômica pode aparecer, mas não precisa ser a todo o momento. A cada instante acontece alguma gracinha, por menor que seja. As vezes isso pode tirar o ar de seriedade se tratando de um jogo de tiro em primeira pessoa.
Às vezes acontecem alguns “bugs”, como alguém que não quer sair da sua frente para você passar, ou você conseguir passar por alguma coisa que era para ser sólida no jogo, ou existem até momentos onde, se você virar para o outro lado muito bruscamente, consegue ver os objetos carregando para então aparecer.
Concluindo...
No final das contas Duke Nukem Forever é um jogo mediano. Ele contem algumas falhas mais drásticas que conseguem destruir a magia que sempre foi jogar um jogo do maior fanfarão dos games, Duke Nukem. Em alguns momentos você realmente acha que se o jogo tivesse sido lançado mais tempo a aceitação teria sido maior, pois não parece um jogo que se encaixe com a nova geração de gamers que está surgindo. Talvez fosse o jogo perfeito para jogadores de quinze anos atrás, só talvez.
Resumidamente, Duke Nukem Forever demorou quase treze anos para finalmente ser lançado e parece um jogo que foi feito as pressas, ou sem a menor preocupação de seus idealizadores com o capricho em vários critérios.
Notas
Gráficos - 6
Jogabilidade - 8
Áudio - 8
Diversão - 6
Replay - 6
Nota Final - 6,5
Comentários
Leia antes de comentar:
Os comentários deste blog são todos moderados;
Escreva apenas o que for referente ao tema;
Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
Faça comentários relevantes;
Obrigado por sua visita e volte sempre.