Dungeon Siege III - Análise


Dungeon Siege III é o terceiro jogo da famosa série de RPG. Os dois primeiros jogos da franquia foram feitos pela Gas Powered Games, já o terceiro foi desenvolvido pela Obsidian Entertainment.

Prós

A boa jogabilidade é um ponto positivo do jogo, pois é simples. É o seguinte, o seu personagem pode ser guiado no botões "W", "A", "S" e"D" ou pelo mouse, movendo-o com o botão esquerdo clicado para guiar seu personagem.

Existem dois modos de batalha diferentes, além de um modo de defesa que pode ser usado para se recuperar pontos de vida entre outras utilidades.

Um deles pode ser colocado como um modo mais agressivo, e outro como um modo mais básico. O modo de batalha pode ser alterado clicando no botão "Q" e o modo de defesa é acionado quando o personagem está parado, clicando na barra de espaço. Cada modo de batalha tem três habilidades diferentes que podem ser ativadas clicando nos botões "1" (habilidade inicial, a mais simples), "2" (habilidade um pouco mais forte) ou "3" (habilidade mais forte). O personagem ataca com um clica no botão direito do mouse.

Sem muitos detalhes, a jogabilidade se resume a isso.

Os equipamentos que você consegue no decorrer do jogo podem ser colocados ou retirados do personagem no menu de equipamentos, que é bem simples, existe uma página para cada um dos equipamentos, que variam de personagem para personagem, e cada equipamento vai para sua determinada página, podendo ser trocado lá.

O jogo também é bem bonito, pode-se perceber que os desenvolvedores do jogo não pouparam esforços para deixa-lo o mais belo possível. Os personagens estão bonitos, os cenários estão muito bem feitos, resumidamente, o jogo é um colírio para os olhos.

A história se desenvolve muito bem, os personagens são carismáticos, as dublagens são bem feitas, enfim, o jogo está cheio de pontos positivos.

Contras

O jogo é sim muito bom, mas infelizmente tem vários pontos negativos.

Um deles, e um dos principais, é que não tem nada a ver com os dois primeiros jogos, ele é muito diferente. O inventário é organizado de outra maneira, não existem itens no jogo que não sejam equipamentos, não existem mais poções para recuperar pontos de vida ou de magia, agora são recuperados no modo criado especificamente para isso ou coletando as esferas que caem dos seus inimigos depois de mortos. O jogo mudou muito radicalmente, e isso é sem dúvida um grande ponto negativo.

Outro ponto fraco seria que em Dungeon Siege III a personalização do personagem é nula. Existem quatro personagens que podem ser escolhidos: Lucas Montbarron, Anjali Reinhart Manx e Katarina, que são personagens já prontos, sendo a personalização dos mesmos impossível, diferente do que foi visto nos dois primeiros jogos, onde você poderia definir tudo no seu personagem, o rosto, o cabelo, o corpo e até o nome poderia ser escolhido por você.

Então você pensa, não tem problema, pois cada armadura que será colocada nele é diferente uma da outra, então sempre estará diferente, não é? Então te respondo, não. Todas as armaduras, as botas, as luvas, os escudos são iguais. É. Trágico. Eu sei. As únicas coisas que podem ser diferentes são as armas usadas pelo personagem, ou seja, a espada, a arma, ect. Mas do mesmo jeito a diferença entre uma e outra são mínimas.

Concluindo...

No final das contas você encontra um jogo de RPG bom, mas com alguns pontos negativos que realmente diminuem consideravelmente a qualidade do jogo. As muitas diferenças em relação aos brilhantes dois jogos anteriores pode ter causado a grande diminuição de qualidade do jogo em relação a seus antecessores, isso porque eles seguiam um padrão de RPG mais clássico, ao estilo Diablo, e a adição de novos elementos e a retirada de alguns já conhecidos entre os jogadores pode ter dado um ar mais moderno que o público não estava procurando.

Mas da mesma maneira não podemos deixar de lado a enorme evolução gráfica, e a jogabilidade simples, que contribuem para tornar o jogo um pouco melhor.

Comentários

Leia antes de comentar:

Os comentários deste blog são todos moderados;
Escreva apenas o que for referente ao tema;
Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
Faça comentários relevantes;
Obrigado por sua visita e volte sempre.